Facebook YouTube Twitter
Linhas

Informação Útil

Líquen Plano

Trata-se de uma Dermatose inflamatória de etiologia desconhecida sabendo-se contudo que o seu aparecimento pode ser desencadeado por situações de grande “stress” ou pela ingestão de determinados medicamentos (tomando então a designação de Toxidermia de Padrão Liquenoide). Trata-se de uma doença benigna pouco frequente em crianças atingindo a pele, mucosas, unhas e cabelo. A sua evolução pode ser longa (sobretudo as formas exclusivamente da mucosa oral designada por Liquen Plano Oral)

Liquen Plano – na foto da esquerda, lesões pouco numerosas; na foto da direita, lesões extensas

Liquen Plano – Lesões das unhas

Liquen Plano – Lesão do couro cabeludo (liquen plano pilar)

Manifestações clinicas

A lesão cutânea caracteristica do Líquen Plano é uma pequena elevação na pele (pápula) de coloração avermelhada escura (“presunto”) e com estrias brancas na sua superficie.

LIQUEN PLANO - Lesões típicas do maéolo externo do membro inferior esquerdo

Essas lesões cutâneas são na maior parte dos casos pruriginosas (isto é, causam “comichão”).
A duração das lesões é prolongada (1 a 2 anos nas cutâneas, por vezes mais de oito nas mucosas!). Quando o Liquen Plano começa a desaparecer as lesões tornam-se mais planas e de cor acastanhada (castanho claro). Por vezes coincidem lesões em fase aguda avermelhadas com lesões em fase de regressão, acastanhadas

Liquen Plano – Lesões extensas do tronco

As lesões da mucosa oral que acompanham as lesões cutâneas, são tipicas, de cor esbranquiçada e de padrão reticular. Habitualmente não têm qualquer sintomatologia; as lesões exclusivamente da mucosa oral (lábios, lingua, etc.) são lesões erosivas, “feias” com sintomatologia acentuada, sobretudo ardor – nos lábios obrigam por vezes ao diagnóstico diferencial com o Carcinoma Espino-Celular!

Por vezes surgem lesões de Líquen Plano exclusivamente nas unhas, com grau de distrofia variável; outra das localizações (que pode ser também manifestação única) é nos genitais externos causando grande ansiedade não só nos paciente como nos seus companheiros!

Liquen Plano – Lesões únicas na glande

Liquen Plano – lesões multiplas dos genitais externos

Quando o Líquen Plano atinge o couro cabeludo, o processo inflamatório é mais acentuado levando à formação de cicatriz atrófica residual onde nunca mais irá crescer pelo – chama-se a essas áreas Alopécia Cicatricial

Liquen Plano – lesões do couro cabeludo; podemos observar lesões na periferia em fase aguda, inflamatória e lesões centrais já de alopécia cicatricial

No Líquen Plano dá-se um fenómeno curioso (que pode surgir noutras Dermatoses como a Psoríase por exemplo), designado por Fenómeno de Koebner e que consiste no aparecimento de lesões de Líquen Plano em locais de traumatismo cutâneo (um “arranhão” por exemplo)

LIQUEN PLANO - Fenómeno de Koebner

Terapêutica

O tratamento do Líquen Plano é um tratamento complexo que deverá ser orientado por um Dermatologista e que irá variar consoante a sintomatologia, a gravidade e a localização das lesões. Os imunomoduladores tópicos de que é exemplo o Tacrolimus são uma mais valia nas formas de Líquen Plano oral. Nas formas cutâneas extensas pode ser necessário o recurso à terapeutica oral com corticoides (Deflazacort).