Facebook YouTube Twitter
Linhas

Informação Útil

Dermite Seborreica

A Dermite Seborreica é um proceso inflamatório crónico da pele, genéticamente determinado evoluindo por surtos de agudização relacionados com factores como o stress, o cansaço, poucas horas de sono, etc. . A sua etiologia não está completamente esclarecida mas sabe-se que está relacionada com um excesso de produção de sebo e ácidos gordos livres pelas glandulas sebáceas (glandulas sebáceas essas que são estimuladas pelos androgéneos).
Existe ainda uma colonização secundária das lesões por uma levedura, o Pityrosporum Ovale, que nos últimos cinquenta anos têm conduzido a grandes polémicas sobre o seu real papel na etiopatogenia da Dermite Seborreica.

Manifestações clinicas
As lesões caracterizam-se por manchas vermelhas (máculas eritematosas) com descamação mais ou menos intensa e, por esse facto, mais ou menos visível.
Localizam-se nas áreas ditas seborreicas – couro cabeludo, face, fronte, “sobrancelhas”, palpebras, sulcos naso-genianos, região pré-esternal, linha média do dorso, genitais externos etc. . 
As lesões nos genitais externos masculinos tornam-se por vezes muito incomodativas com Balano-Postite permanente que obriga a circuncisões tardias em pacientes por vezes com idades acima dos cinquenta anos!
As lesões no couro cabeludo constituem o que popularmente é designado por “caspa”
 



Dermite Seborreica – lesões tipicas da face


Dermite Seborreica – lesões da “orla frontal” e couro cabeludo


Dermite Seborreica – lesões acentuadas da “orla fronto-parietal” com extensão à região pré-auricular


Dermite Seborreica – lesões tipicas das regiões pré-esternal e dorsal


Terapêutica

Os pacientes com Dermite Seborreica deverão levar uma vida tranquila (utopia), evitar banhos e lavagens com água quente (pois estimula a oleosidade) e utilizar produtos de Dermocosmética “oil free” receitados por um Dermatologista.
A finalidade da terapêutica é controlar a situação devendo o paciente ser informado que a sua situação (genéticamente determinada) estará sempre presente!
A lavagem frequente do cabelo (se necessário diária) alternando shampoos suaves com shampoos com determinadas substâncias (Ketoconazol, Piroctona Olamina, Ácido Salicílico, Ácidos de frutos etc.) está indicada no controle das lesões cutâneas, (incluíndo as dos genitais externos). Os Imunomoduladores tópicos (Tacrolimus e Pimecrolimus) são de uma eficácia extraordinária.
Nunca tentar controlar lesões de Dermite Seborreica facial com corticóides tópicos pois, ao fim de algum tempo, além da Dermite Seborreica o paciente terá também uma Rosácea dos corticoides!!
 



Dermite Seborreica – lesões tipicas retro-auriculares, antes e após o tratamento com imunomodulador tópico (Tacrolimus)


Dermite Seborreica – lesões tipicas da face, antes e após o tratamento com imunomodulador tópico (Tacrolimus)

« voltar

© 2018, CLINICA LASER DE BELEM, Todos os direitos reservados. HBRdesign